Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 7 de junho de 2014

E PARACATU VIROU CARRANCA!

O Rio São Francisco, também conhecido como Rio da Integração Nacional ou Velho Chico, como é chamado carinhosamente por muitas pessoas, é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil. É através dele que inúmeras famílias habitantes da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se locomovem e conseguem o sustento.







Não é recente a degradação desse curso d’água, a falta de saneamento básico, o assoreamento causado pelo desmatamento das matas ciliares e a morte de animais marinhos por causa da pesca clandestina e da contaminação das águas são só alguns dos problemas enfrentados nessa região.


No dia 03 de junho,  muitos municípios que fazem parte da bacia do São Francisco, em colaboração com ONGs e CBHs organizaram um momento de reflexão e mobilização em todo o país para maior conscientização acerca da preservação do Rio da Integração Nacional.

O tema escolhido para a campanha foi “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. E você, se importa com o futuro desse rio? 

O Movimento Verde de Paracatu também fez a sua parte, promovendo uma panfletagem nos pontos centrais da cidade. O trabalho começou por volta das 8:30 e perdurou até o meio da tarde deste dia 03 de junho.

A maioria do cidadão comum desconhece a realidade das condições do Rio e não tem a noção exata de que Paracatu é uma das cidades que está dentro desta importante bacia.

O evento causou comoção nos transeuntes que descobriam assustados a condição de contribuinte com cerca de 26% das águas do São Francisco, doadas pelo Rio Paracatu. Por associação, entenderam que se tratarmos das águas de nossa bacia, garantiremos uma melhor qualidade nas águas de muitos outros rios da região e do  país.

O movimento buscou informar, trazer mais dados e fazer com que as pessoas se sensibilizassem quanto a importância de preservar e defender este que é um dos mais importantes cursos d'água do país.

Além dos colaboradores do MOVER, participaram da panfletagem os alunos da escola UNITEC de Paracatu e a amiga e parceira Ivonete Ferreira.




CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS